quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Começando do começo...

Vamos começar do começo...Meu nome é Lygia e sou mãe da Clara, hoje com seis meses. Sou arquiteta, adoro cores, aromas e sabores. Amo a minha profissão, mas às vezes penso que a culinária também faz parte do meu caminho. Adoro cozinhar, especialmente inventar as minhas receitas. Brincar com as cores, com os aromas, com as texturas e com os sabores é como projetar, e portanto, cada prato é um projeto. E mesmo que se queira reproduzí-lo uma segunda vez, exatamente como na primeira, essa é tarefa para mim impossível. Nunca faço o mesmo prato duas vezes...existem sempre os upgrades, são intermináveis. Uma receita nunca está terminada, sempre pode melhorar. E projetar é assim também...um projeto nunca se termina, o tempo termina, ou você desiste...rsrss, costumávamos dizer isso na faculdade...
Bom, hoje me deparo com uma série de desafios na tarefa de ser mãe. Tarefa essa deliciosa, porém cheia de inseguranças. E quando o assunto é comer, parece que a tensão se agiganta frente a gente. Sempre fico com a sensação de que a Clara poderia ter comido um pouquinho mais, ou que, se talvez eu tentar de novo ela coma mais outro pouquinho...ai, meu Deus, será que tá muito magrinha? Será que isso é suficiente?...e mais uma série de outros questionamentos que me acometem diariamente. Há um mês, Clara começou a comer frutas e mingau e nos primeiros dias, é evidente que ela não comeria tudo, assim, de cara. Mas a minha angústia crescia, achando que sim...Meu Deus, por quê ela não come?? Tomei um chacoalhão da pediatra...e foi ótimo! Ela me disse: " Lygia, pára! Sua filha é saudável e ela está aprendendo a comer...tudo pra ela é novo e diferente de tudo que ela já experimentou!". Bom, sosseguei e isso me fez muito bem. Cada criança é única e não adianta ficar perguntando pra sua mãe como você era, pra vizinha como eram os filhos dela ou pra qualquer outra pessoa pra que se possa adotar parâmetros. Não existem parâmetros...o parâmetro é o seu filho estar saudável, independentemente dele não comer uma pratada a cada refeição. Aprendi isso, e foi difícil me acalmar. Por isso, hoje, quando a Clara comeu sua primeira papinha salgada e tomou seu primeiro suco de fruta, inicio esse blog pra dividir essas angústias com quem passa pelas mesmas, ou simplesmente, pra poder escrever sobre isso. E sobre todas as outras coisas que fazem parte do universo de ser mãe, sejam elas boas ou ruins, angustiantes ou não. Que seja pra trocar receitas, pra ouvir sobre também, pra contar como tem sido nosso progresso culinário com as papinhas e sua aceitação, inventar novas receitas, ou qualquer outra razão. Gostaria que esse espaço fosse dividido e não que fosse um espaço só meu...família, vamos lá! Falemos!! E quem mais quiser se intrometer por aqui...!
Apresentações feitas, vamos ao dia de hoje!
Comecei pelo mais simples possível:
Suco de Laranja Lima e Papinha de Batata, Chuchu, Cenoura, Couve, Cebolinha, Carne e Macarrão. Com relação ao suco, não posso dizer que ela tenha adorado...fez uma carinha meio feia, tomou um pouquinho e depois não quis mais. Não forcei a barra com ela, afinal de contas, é o primeiro suco de laranja da vida dela! Amanhã pode ser que ela tome um pouquinho mais e depois de amanhã mais um pouquinho, até que aceite bem...vamos ver, foi assim com o mingau e hoje ela come o pratinho todo! Nos intervalos mamou e dormiu, como de costume...mas não anda muito a fim de mamar no peito mais...situação essa que me deixa meio triste! Acho que eu preciso mais que ela mame, do que ela realmente precisa e quer mamar. Não queria perder esse momento com ela, essa troca de olhares, o carinho que ela me faz no seio enquanto mama, seu corpinho grudado ao meu, nesse momento único de cumplicidade sem igual. Mas minha função é continuar tentando...ela vai saber a hora de parar e eu espero também saber lidar com isso.
Na hora do almoço, fiz a papinha, com quase nada de sal. A receita abaixo dá pra duas refeições, portanto, se é só pro almoço, melhor fazer só metade:

2 batatas bem pequenas
1/2 cenoura (se a cenoura for grande, pode ser 1/4)
1 rodela de cebola (opcional)
1/4 de chuchu
4 pedacinhos de músculo bovino
1 fio de óleo (prefira de girassol ou de canola)
1 folha de couve
2 raminhas de cebolinha
3 colheres de sopa de macarrãozinho (eu usei o de letrinhas)
1 pitadinha de sal

Modo de fazer:
Gente, continuo na próxima postagem!!!
Bebê chorando!!!!
Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário