terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novos ingredientes

Minha filha é muito linda mesmo!
Adora novos sabores...Resolvi experimentar legumes novos na papinha de hoje. Tudo novo, só a batatinha que ainda é do time do trivial. Coloquei alho poró, couve de bruxelas, chuchu, batatinha, carninha de vaca, macarrãozinho, cebola e cebolinha. Fiz da mesma maneira que faço todos os dias e ela simplesmente adorou!!!!!Comeu o pratinho todinho...junto com suco de laranja lima, beterraba e cenoura e ainda comeu duas bolachas maizena molhadinhas no leite de vaca! Liiiinda!Eu adoro alho poró, adoro couve de bruxelas e por quê achar que nossos bebês também não tem suas preferências?? Logo logo pretendo colocar curry na comidinha dela...claro que em doses homeopáticas, mas adoro curry! Dá um cheiro e um sabor todo especial à comida e acho que ela merece, desde cedo, experimentar essas essências da vida. Li que a criança identifica na alimentação sabores que foram passados pelo leite da mãe. No artigo, que não me lembro aonde li, o autor era inglês, mas durante a sua gestação e amamentação sua mãe morou na Índia, local onde o curry faz parte de quase todos os pratos. Sua mãe fazia sempre papinhas meio sem sal, sem muito gosto e ele não comia. Quando sua mãe começou a colocar o curry na comidinha dele, os pratinhos iam todos à cabo em todas as refeições. Isso porque ele identificava o sabor que estava presente no leite de sua mãe. Que curioso como os bebês são sensoriais!! Achei incrível esse reconhecimento que eles são capazes de fazer e eu, em minhas receitas, sou incapaz de deixar o curry e a páprica de lado. Espero logo estar liberada pela pediatra para poder usar as especiarias...que como o próprio nome diz, deixam tudo mais especial. Claro que elas devem ser usadas com a devida parcimônia, afinal de contas, trata-se da alimentação de um bebê, que está experimentando, aprendendo novos gostos, novas cores, novos sabores. Refinar seu paladar é nosso dever, para que eles saibam reconhecer a boa comida no futuro...mas guardadas as devidas proporções! Pra quem quer se inspirar com a culinária, alguns filmes são ótimos: não posso deixar de falar em "Chocolate", cuja trilha sonora é inspiradora pra vida, " A festa de Babette", inspirador pra cozinhar, "Frida", que me inspira como mulher, como arquiteta, como artista e como admiradora desse ícone, "Sabor da Magia", inspirador nos sabores, nas especiarias e suas combinações, "Ratattouille" pra assistir com os filhotes, "Julie & Julia" porque Meryl Streep é sempre Meryl Streep, " Como água para chocolate" e "Sem Reservas". São esses os que me ocorrem agora...
Algumas novidades super legais dessa semana: Clara tomou seu primeiro banho no balde ontem...coisa que eu já devia ter feito há muito tempo, desde que ela nasceu. Ontem era por volta das sete da noite e tava um calor insuportável...resolvi dar um banhinho nela, pra que ela dormisse melhor. Grande idéia da minha mãe de que usássemos o balde!!!Ela amou...ficou toda aconchegada, relaxando na água morna, linda, rindo e tentando beber água...rindo, rindo! Ela dormiu bem tranquila e fresquinha!! Super recomendado! Os bebês se acalmam tanto e ficam mais tranquilos nesse calor...antes de dormir é bem legal, porque vai dando uma baixada no ritmo do dia e eles ficam mais relaxados pra dormir.
Ah, uvas de colherzinha, fresquinha e bem carnudas são uma delícia pro lanchinho da tarde! Clara comeu quatro uvas grandes ontem de tarde! Delícia! Hoje vou dar maçã verde pra ela...vamos ver se ela vai gostar! Pra amanhã temos ameixas, que vou ver se estão doces e kiwi...se estiver docinho, acho que ela pode experimentar.
Faço suco e vou dando durante todo o dia, tá muito quente! E ela vai tomando...uma vez a água e outra o suco e assim sucessivamente! É super importante que as crinças, e nós também, estejamos hidratados nesse clima quente!
Bom, é isso!
Agora vou lá dar a fruta da tarde pra bonequinha!!
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário