quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novas...



Gente...hoje a Clara experimentou duas coisas novas: tomate e kiwi. A primeira super bem-sucedida...já a segunda...tivemos problemas! De manhã tomou suco de cenoura, laranja e maçã...ela sempre adora os sucos, fresquinhos nesse clima tão quente! Até aí, nada de novo. No almoço, preparei sua papinha com tomate, sem pele e sem sementes, mandioquinha, que ela e eu adoramos, alho poró, que obteve um sucesso estrondoso no paladar da Clara e que eu também adoro, carninha, couve, cebola e hoje esqueci da cebolinha. Ela almoçou sem problemas, não fosse por no final da refeição ter dormido em cima do prato. Minha mãe sempre me dizia que eu fazia isso e eu achava meio exagerado, mas literalmente, hoje a Clara dormiu em cima do prato. Ela não quis dormir de manhã, no seu horário habitual e por isso, na hora de almoçar tava morta de sono...mas comeu mesmo assim, a quantidade de todo dia. Tomou uma mamadeira à tarde e mamou no peito e já perto do fim do dia, fui dar sua fruta. Minha mãe tinha comprado kiwis pra ela e apesar de a pediatra ter me dito para não dar frutas ácidas, achei que o kiwi tava bem doce. Dei e ela adorou, comeu quase todo. Reparei, já no final, que ela estava com a boquinha e pensei que talvez ela pudesse ter se machucado com a colherzinha ou ter batido a boca na bandeja do carrinho, coisa que achei difícil, já que eu estive junto dela o tempo todo. Limpei a boquinha dela, mas ela continuou a chorar, compulsivamente. Levei-a num lugar mais claro para poder ver melhor sua boquinha e aparentemente não havia nada de errado, mas ao erguê-la, percebi que ela estava com as duas perninhas muito vermelhas, cheias de placas roxas e bastante inchadas. Quando coloquei o dedo na perninha, ela chorou mais forte e aí tive certeza de que era aquilo que a estava incomodando tanto. Fiquei bastante assustada, afinal de contas, as pernas estavam inchadas e pintadas. Liguei pra que o pai dela viesse, o mais rápido possível e quando ele chegou, as perninhas já estavam clareando e ela já estava um pouquinho mais calma. Mas foram momentos de agonia, não sabia o que estava acontecendo e o que fazer. Mesmo depois das pernas mais claras, ainda assim ligamos para pediatra que disse que, muito provavelmente, a Clara tinha tido uma reação alérgica ao kiwi. Às vezes, parece bobagem, mas somos muito sensíveis a determinados alimentos, especialmente quando ainda estamos nos adaptando à uma nova alimentação. Por enquanto, por orientação médica, a Clara ainda não vai comer kiwi e nenhuma outra fruta ácida. Mas aprendi que é preciso manter a calma, para que se possa agir com racionalidade e fazer tudo mais rápido. Aprendi isso porque foi exatamente o que eu não fiz...justamente por ter feito o contrário, por ter me desesperado e ficado nervosa é que sei que não é por aí...por mais que seja difícil, é preciso tentar passar o mínimo de segurança e tranquilidade para o bebê. Hoje foi uma reação alérgica e um suposto cortezinho na boca, depois virão os tombos, os joelhos ralados e todo o resto. É preciso manter a calma. É óbvio que não quero que ela leve nem uma picada de pernilongo, não quero que ela quebre a unha ou rale o joelho porque caiu da bicicleta, mas a vida é assim...tenho que tentar ser menos superprotetora...é também com joelhos ralados, tombos, desencantos, frustrações e tudo o mais que se constrói um ser humano capaz, independente e vitorioso.

Um comentário: